O indivíduo sempre lutou para não ser absorvido por sua tribo. Se fizer isso, você se verá sozinho com frequência e, às vezes, assustado. Mas o privilégio de ser você mesmo não tem preço.
Os verdadeiros desbravadores devem estar sempre dispostos a percorrer sozinhos boa parte do caminho. Na vida, existem momentos para se andar em grupo – na escola ou na universidade, entre amigos, com seu parceiro – e momentos em que o indivíduo precisa ser capaz de tomar o próprio rimo no bosque das decisões.
Quando passamos sozinhos por um trecho crucial, sentimos medo, pois temos que carregar toda responsabilidade pelos nossos atos. Não há ninguém por perto a quem possamos culpar se algo der errado. E, no entanto, também nos sentimos cheios de coragem.
Alguns viajantes comentam a sensação de força que experimenta aquele que se separa do grupo. Enquanto está com os demais, sua vontade se dilui. Mas, quando toma as próprias decisões, em silêncio, ele se sente senhor do seu destino. De repente, percebe que está extraordinariamente atento ao que acontece ao redor.
Em algum momento você terá medo, mas a consciência de sua própria força será compensadora. Como dizia Nietzsche
“Ser independente é para poucos. É um privilégio dos fortes“

Nietzsche para estressados. Allan Percy.

0 comentários:

Postar um comentário

contador

  © A ESSÊNCIA DA VIDA

Design by Template Para Blogspot